logo-veredas

Ibirité

Ibirité

Por entre montanhas e vales do Paraopeba, Ibirité se reinventa sem perder a essência nas tradições, crenças e costumes locais.

O povoamento da área correspondente ao município de Ibirité remonta aos séculos XVII e XVIII quando se iniciou as primeiras entradas e bandeiras nas áreas centrais da capitania das Minas Gerais. Conseqüentemente os escravos e as pessoas que se deslocaram para estas paragens precisavam de uma provisão de víveres para se manterem, evidenciando o surgimento de propriedades especializadas no cultivo de gêneros alimentícios e criação de gado. Com o sortimento, a proliferação das fazendas surgira povoados, como o de Ibirité.

A cidade mantém em suas raízes ritos e costumes de grande valor para a população, como a Folia de Reis e a Festa do Congado Nossa Senhora do Rosário. Dentre seus atrativos turísticos culturais, destacamos o Complexo da Estação Ferroviária, construído em 1917, atualmente abriga o Departamento de Cultura do município; a Capela de Nossa Senhora do Rosário erguida por volta de 1940, tombada através do decreto municipal de 2004 e o Memorial Fundação Helena Antipoff em condecoração a uma das principais mentoras da psicologia e pedagogia nacional.

Para aqueles que optarem por um contato direto com a natureza, poderá desfrutar das belas paisagens do Parque Estadual do Rola – Moça, tendo uma visão privilegiada do município no ponto mais alto da região, o Mirante Morro dos Veados a 10km do Centro de Ibirité.

De eventos destacamos a Festa do Milho,que resgata tradição, costume e legado histórico da população e o Ibirité Gourmet, promissor festival de alta gastronomia já consolidado no calendário da cidade.

A 21 km de Belo Horizonte, Ibirité tem expandido seu potencial turístico preservando seu patrimônio cultural e ambiental na expectativa de atrair turistas para a nossa região.

plugins premium WordPress
Scroll to Top