logo-veredas

Mateus Leme

Mateus Leme

A denominação primitiva do município, Arraial do Morro de Mateus Leme, já aponta suas origens históricas. Mateus Leme, bandeirante de linguagem paulista cuja vida e trajetória pelas regiões mineradoras é ainda mal definida, foi o iniciador do povoamento local ao instalar-se próximo a uma serra que tornou o nome, presumivelmente nos primeiros anos do século XVIII.

Em termos administrativos, a população passou por diversas mudanças: tendo pertencido aos municípios de Sabará e Pintagui, foi posteriormente incorporado aos municípios de Pará de Minas, antigo Patafufo (1848), Bonfim (1850) e (1870) e novamente Pará de Minas (1877). A autonomia foi adquirida em 1938, quando foi criado o município.

Pico do Itatiaiuçu também está localizado em Mateus Leme, com renome nacional, mede 1465 metros e seu solo guarda uma incalculável riqueza mineral composta de hematitas, manganês, congo, etc. A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Foi construída toda em pedra, medindo suas paredes 1 metro de espessura. Sua idade é estabelecida por uma lesa de pedra em sua fachada, onde lê-se o ano de 1766.

A Festa de Junho (Festa de Santo Antônio, São Sebastião e Cavalhada) é a principal atração festiva da cidade, acontece geralmente na 2ª semana de Junho com programações religiosas, shows e a tradicional Cavalhada, atração turística e folclórica da cidade.

plugins premium WordPress
Scroll to Top